Foram aprovadas no dia 13 de maio de 2024, pelos países da União Europeia (UE), novas regras para redução das emissões de dióxido de carbono dos camiões, o que exigirá que a grande maioria dos novos veículos pesados vendidos na União Europeia a partir de 2040 gerem zero emissões.
Estas novas regras vão obrigar a que, até 2040, 90% das emissões de CO2 dos veículos pesados sejam reduzidas o que consequentemente implica que os fabricantes tenham de vender praticamente só camiões totalmente livres de CO2. Para além disto, os fabricantes são ainda obrigados a reduzir em 45%, até 2030, as emissões de CO2 das suas frotas.
A partir de 2030, 90% dos novos veículos pesados de transporte urbano de passageiros vendidos na UE serão obrigados a ter emissões nulas, passando para 100% em 2035.
Face a esta revisão das regras, também o âmbito de aplicação do regulamento em vigor será alterado e ficarão sujeitos às metas de redução das emissões quase todos os veículos pesados novos com emissões certificadas de CO2, como camiões de menor dimensão, autocarros urbanos, autocarros de turismo e reboques.
Atualmente, os veículos pesados são responsáveis por um quarto das emissões dos transporte rodoviários na Europa, sendo que a maioria dos camiões a circular nas estradas europeias utiliza como combustível o gasóleo, que emite gases com efeitos de estufa e poluentes atmosféricos ligados ao cancro do pulmão e outras doenças respiratórias.
O referido regulamento será assinado e publicado no Jornal Oficial da UE, entrando em vigor 20 dias depois, contados do dia 13 de maio.
Fonte: Água&Ambiente
Imagem: Freepick