Apesar de o consumo de eletricidade estar a aumentar em Portugal, com um aumento de 3,5% em novembro, o consumo do gás natural teve um decréscimo. As energias renováveis abasteceram 87,3% do consumo de eletricidade em Portugal, que exportou mais eletricidade do que importou. As energias não renováveis além de terem uma queda da produção em 61%, face ao mês homólogo, abasteceram apenas 12,7% do consumo.
A produção da energia renovável encontra-se atualmente repartida da seguinte forma:
- Hidríca – 47,5%
- Eólica – 30.8%
- Solar Fotovoltaica – 4,5%
- Biomassa – 4,5%
A produção hidroelétrica foi superior à soma das restantes renováveis, contudo importa referir que tanto a produção hídrica e a solar fotovoltaica têm vindo a aumentar, mais 174% e mais 38%, respetivamente. As condições favoráveis para as produções hidroelétrica e eólica explicam esta subida.
Quanto ao consumo de gás natural, novembro ficou marcado pelo baixo consumo e pelo aumento do contributo das interligações com Espanha no que respeita às importações. O consumo de gás natural em novembro diminuiu 31%. No segmento do mercado elétrico, condicionado pela maior disponibilidade de energia renovável este ano, registou-se uma descida homóloga de 64%.
Fontes: REN e PORTUGAL.GOV.PT