No dia 20 de fevereiro de 2018, a Quercus lançou uma campanha intitulada “#40 dias sem plástico“, que decorreu até dia 31 de março. Nesta campanha, os Portugueses foram desafiados a desistirem dos produtos descartáveis durante 40 dias, no âmbito da iniciativa europeia, que sensibiliza para o excessivo uso do plástico e para modos de vida mais amigos do ambiente.
Carmen Lima, coordenadora da área dos resíduos da Associação, afirma que “Portugal está em linha com os países que mais consomem este tipo de produtos”, sendo por isso necessário a criação de legislação própria para eliminar/reduzir o consumo de plásticos.
Estudos recentes, mostram que o consumo de produtos descartáveis está a crescer. Em cada ano, os portugueses consomem 259 milhões de copos de café, 10 mil milhões de beatas de cigarros, 40 milhões de embalagens de “take-away“, 1000 milhões de palhinhas de plástico e 721 milhões de garrafas descartáveis. Segundo estimativas citadas pelos ambientalistas, as palhinhas usadas nos restaurantes, anualmente, são suficientes para dar a volta ao planeta cinco vezes.
A poluição dos oceanos é um problema global, uma vez que o consumo de produtos descartáveis está num aumento descontrolado. Em 1990, a produção de plástico era metade da atual e as perspetivas para o futuro, são sombrias: em 2050, poderá haver mais plástico que peixes no mar e 99% das aves marinhas poderão ter ingerido plástico.
Em 2017 foi lançada a campanha global “World Aquariums Against Marine Litter”, à qual aderiram mais de 100 aquários de todo o mundo, apresentando na sua exposição um aquário cheio de plástico, mostrando a realidade global do lixo marinho. Em Portugal, a Marinha, através do Oceanário de Lisboa, do Aquário do Porto Pim e do Aquário Vasco da Gama associaram-se à iniciativa. Pode ler mais informação sobre esta campanha aqui: Portugal participa na campanha global da UE contra o lixo marinho.
A mudança começa em cada um de nós. O planeta conta consigo!