Portugal participa na Campanha Global da UE contra o lixo marinho

No dia 27 de julho de 2017, o Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella lançou a campanha global “World Aquariums Against Marine Litter”.

Aderindo à campanha, mais de 100 aquários de todo o mundo apresentaram na sua exposição um aquário cheio de plástico, mostrando a realidade global do lixo marinho. Em Portugal, a Marinha através do Oceanário de Lisboa, do Aquário do Porto Pim e do Aquário Vasco da Gama associaram-se à iniciativa.

Todos os anos, 10 milhões de toneladas de lixo vão parar aos oceanos, o equivalente a um camião de lixo por minuto, 400 Kg por segundo. Milhões de animais marinhos morrem todos os anos por causa do lixo marinho, incluindo aves, focas, baleias, golfinhos e tartarugas. Em algumas zonas a concentração de microplásticos chega a ser seis vezes maior do que a concentração de plâncton e as perspetivas para o futuro, são sombrias: em 2050, poderá haver mais plástico que peixes no mar e 99% das aves marinhas poderão ter ingerido plástico.

Pode assistir ao vídeo desta campanha, que foi concebida para sensibilizar a opinião pública para a Conferência Our Ocean, organizada pela União Europeia, pela primeira vez e que se realizou em Malta entre 5 e 6 de outubro de 2017.

Todos podemos agir de forma individual e coletiva!