Monitorização de Avifauna e Quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico de Carreço Outeiro

A equipa da SINAMBI, foi responsável pela monitorização de avifauna e quirópteros, na fase de pré‑construção do Sobreequipamento do Parque Eólico de Carreço Outeiro.

Para a comunidade de aves em geral a amostragem realizou-se em todas as estações do ano, abrangendo as épocas de reprodução, dispersão de juvenis, migração outonal e invernada. Foi realizada por época uma réplica de cada ponto amostrado.

Foram realizados 15 pontos de amostragem distribuídos pelos diversos biótopos da área de estudo e da área de controlo, definidos no plano de monitorização do Parque Eólico do Carreço Outeiro, acrescentando um ponto de amostragem junto do novo aerogerador.

Para as aves de rapina e outras planadoras foram realizados pontos de observações, dois na área do projeto, garantindo a cobertura da área do aerogerador do sobreequipamento, e dois em área controlo, tal como definido no plano de monitorização do Parque Eólico de Carreço Outeiro, em fase de Estudo de Impacte Ambiental.

Relativamente ao quirópteros, foram monitorizados os abrigos num raio de 10 km do Parque Eólico, que foram visitados no período de maternidade e no período de invernada.

Foram definidos pontos de amostragem na área do Parque Eólico e sobreequipamento e em área controlo. Cada ponto foi amostrado mensalmente entre abril e outubro.

Necessita de apoio nesta área? Contacte-nos!