Dicas para um Natal mais sustent√°vel ūüéĄ

Numa altura em que o mundo atravessa desde crises energéticas a sociais, é nossa obrigação tornar estas festividades mais sustentáveis, reduzindo as despesas e evitando os excessos e desperdícios, não deixando de lado a magia do Natal.

Assim, deixamos algumas dicas para um Natal mais amigo do ambiente ūüôā

Menos é mais na decoração: Existe sempre a tentação de um ano para o outro substituir ou acrescentar peças de decoração na árvore de Natal ou na casa. Se for esta a vossa vontade, deem asas à vossa imaginação e utilizem materiais que tenham em casa, como por exemplo desperdícios de cartão ou papel para criar ornamentos ou falsos embrulhos para colocar debaixo da árvore, ou então durante um passeio apanhar pinhas ou ramos secos, que tornam qualquer decoração de Natal fantástica.

Pinheiro Bombeiro: Se pretendem trocar a vossa árvore de Natal ou se ainda não tiverem uma, em vez de adquirirem uma árvore de plástico igual a todas as outras, porque não alugar um pinheiro verdadeiro? O Pinheiro Bombeiro garante o toque natural que muitas pessoas procuram, ainda apoia os bombeiros e ajuda a limpar as florestas. Esta limpeza das florestas, não se trata de cortar árvores indiscriminadamente para o Natal, mas sim de fazer uma limpeza seletiva de matas, para ajudar a combater incêndios.

Nem tudo o que brilha, gasta mais: Numa altura em que as contas da eletricidade disparam √© importante tomar decis√Ķes acertadas na escolha das luzes que ir√£o enfeitar a nossa casa ou a nossa √°rvore de Natal. Para quem est√° preocupado com o gasto de eletricidade associado √†s decora√ß√Ķes de Natal, a solu√ß√£o passa por optar por luzes e decora√ß√Ķes iluminadas em LED ou fibra √≥tica, uma vez que consomem menos energia sem defraudar o esp√≠rito natal√≠cio. Uma outra dica √© a de utilizar as luzes da √°rvore de Natal como ilumina√ß√£o principal em determinados momentos, por exemplo quando se est√° na sala a relaxar no sof√°.

Num forno cabem muitos pratos: Na altura de cozinhar, rentabilizar o espa√ßo do forno em vez de colocar apenas um tabuleiro, ajuda a poupar energia, para al√©m de garantir mais refei√ß√Ķes de uma s√≥ vez.

Estas e muitas outras dicas devem ser seguidas n√£o s√≥ nesta √©poca, mas durante todo o ano, para que possamos sonhar com um futuro mais sustent√°vel ūüôā

A equipa¬†SINAMBI¬†deseja, a todos,¬†Boas Festas!¬†ūüéĄ

Fonte: EDP