Dia Mundial da Energia – 29 de maio

A 29 de maio é assinalado o Dia Mundial da Energia. Foi criado no ano de 1981, em Portugal, pela atual Direcção Geral de Energia e Geologia.

A finalidade deste dia consiste em sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia, além de alertar sobre os seus impactes ambientais e a importância de preservar os recursos naturais. Este dia também é importante para promover as energias renováveis.

Dados da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) mostram que entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2023 foram gerados 15 826 GWh de eletricidade em Portugal Continental, das quais 74,3% tiveram origem renovável.

Em abril de 2023 a incorporação renovável na geração de eletricidade foi de 69,4%.

As preocupações associadas às alterações climáticas e à sustentabilidade estão a “despertar os sistemas energéticos e a motivá-los para investirem em estratégias que lhes permitam promover a inovação e, desta forma, acelerar a transição energética e a consequente a neutralidade carbónica até 2050”, como está estabelecido no Pacote Ecológico Europeu.

O investimento nas energias renováveis, na eficiência energética ou noutras tecnologias limpas e com baixas emissões é uma das prioridades estabelecidas para atingir a neutralidade climática.