Combate à crise climática

De acordo com um inquérito levado a cabo pela Comissão Europeia, onde mais de 26 mil pessoas de diferentes grupos sociais e demográficos de toda a Europa participaram, mais de seis em cada dez cidadãos da União Europeia (UE) afirmam ter tomado medidas de combate às alterações climáticas nos últimos seis meses.

O estudo revelou ainda que a maioria dos europeus (cerca de 93%), acredita que as alterações climáticas consistem num problema global grave, sendo mesmo considerado o problema mais grave que o mundo enfrenta atualmente para os inquiridos de vários países – Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Malta, Países Baixos, Áustria, Finlândia e Suécia.  Para 16 dos 27 Estados-Membros da UE, as alterações climáticas encontram-se no top três dos problemas mais graves.

Europeus e as medidas individuais de preservação do ambiente

Foi possível aferir que a percentagem mais elevada de pessoas que tomam medidas para preservar o ambiente foi registada no Luxemburgo (82%), seguido pela Finlândia e pela Suécia, ambas com 81%.

A Polónia, a Bulgária e a Roménia foram os países onde foi registado o número mais baixo de pessoas que afirmaram agir individualmente para combater a emergência climática, com percentagens de 39%, 35% e 29%, respetivamente.

A ação mais popular verificada no Luxemburgo diz respeito à diminuição da produção de resíduos e a separação destes para reciclagem, seguindo-se a redução do consumo de artigos descartáveis, como os sacos de plástico e a compra de mais alimentos biológicos.

Também entre os inquiridos na Finlândia e na Suécia, a reciclagem é popular, seguida da diminuição do uso de embalagens. A segunda ação climática mais comum nestes dois países diz respeito à utilização de alternativas ecológicas ao transporte particular, como andar de bicicleta ou andar de transportes públicos.

Quem deve tomar mais medidas?

Apesar de existirem muito europeus a optarem por mudar o seu estilo de vida e a optarem por alternativas mais ecológicas, apenas 35% dos europeus se consideram responsáveis pelas alterações climáticas. A grande maioria acredita que os responsáveis por combater as alterações climáticas são a União Europeia, os governos nacionais, as empresas e as indústrias.

Um grande número de cidadãos da UE, mais de dois terços, considera que o governo do seu país não faz o suficiente relativamente à emergência climática, apesar de o valor ter diminuído 8% desde a primavera de 2021.

De realçar, que através deste inquérito, foi verificado que as pessoas estão otimistas sobre o que a melhoria da ação climática da UE poderia fazer. Três quartos dos participantes no estudo consideram que a ação climática da UE poderá conduzir a inovações que contribuirão para o desenvolvimento das indústrias.

De acordo com Frans Timmermans, responsável pela política ambiental de Bruxelas, “Os europeus compreendem a ameaça das alterações climáticas e continuam a apoiar a ação climática da UE, dos governos nacionais, das empresas e dos indivíduos”. Concluindo ainda que, “Os resultados deste inquérito recordam-nos claramente que o apoio popular ao avanço do Pacto Ecológico Europeu continua a ser tão elevado como sempre. Cabe aos políticos e aos decisores políticos atender a esse apelo.

Fonte: Euronews