Água é vida. Não a desperdice

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Grupo Águas de Portugal (AdP) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), lançaram uma campanha nacional de sensibilização para a redução dos consumos de água.

A água é um recurso vital e é essencial que todos nós a utilizemos de forma responsável e consciente. É um recurso cada vez mais escasso por efeitos das alterações climáticas. Por isso, é tempo de agir!

Deixamos alguma dicas sobre como economizar água no dia-a-dia:

  • Tome banhos mais curtos: Reduzir o tempo no chuveiro pode economizar uma quantidade significativa de água.
  • Conserte vazamentos: Verifique regularmente se há vazamentos em torneiras, chuveiros e vasos sanitários e conserte-os imediatamente.
  • Use a máquina de lavar louça e a máquina de lavar roupa apenas com carga completa: Isso ajudará a reduzir o número de lavagens necessárias e, assim, a quantidade de água utilizada.
  • Instale dispositivos economizadores de água: Utilize torneiras e chuveiros com reguladores de fluxo de água para reduzir o consumo.
  • Reaproveite a água: Use a água da chuva para regar plantas e jardins, e reutilize a água usada para lavar frutas e legumes para regar plantas também.
  • Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça. Use o mínimo de água necessário.

Lembre-se, cada pequena ação faz diferença! Ao economizar água, estamos a ajudar a preservar este recurso vital para as futuras gerações.

A campanha terá o seu arranque no Algarve, território que é, neste momento, o mais afetado pela seca e escassez de água.

Saiba mais no Portal da Água.

Fontes: Agência Portuguesa do Ambiente