A SINAMBI Consultores foi responsável pela monitorização de Avifauna, durante a fase de pré-construção (ano 0), da linha aérea de transporte de energia, para a Central Fotovoltaica da Cerca.
Os trabalhos de monitorização de avifauna visam dar cumprimento ao respetivo Plano de Monitorização (PM) que abrange o período anterior à construção das infraestruturas da linha de transporte de energia (Fase I). A Fase II corresponde ao período inicial do seu funcionamento.
A implementação do Plano de Monitorização da Avifauna tem como objetivo geral a avaliação dos efeitos deste projeto sobre a avifauna, determinando o grau de alteração das comunidades e a mortalidade induzida pela instalação e funcionamento da Linha de Muito Alta Tensão (LMAT), abrangendo duas situações distintas:
- caracterização das espécies de aves existentes e da sua situação populacional;
- avaliação dos efeitos do projeto sobre a avifauna, nomeadamente no que diz respeito à eventual mortalidade causada pela colisão e/ou eletrocussão.
O PM foi desenvolvido no seguimento das orientações gerais fornecidas pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pelo Guia Metodológico para a Avaliação de Infraestruturas da Rede Nacional de Transporte de Energia – Linhas Aéreas.
Apoiamos a sua empresa!
A SINAMBI pode apoiar a sua empresa na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de sistemas ecológicos (Avifauna, Mamíferos voadores, terrestres, marinhos; Flora, Vegetação e Habitats; entre outros).
Consulte aqui alguns trabalhos neste âmbito:
- Monitorizações Avifauna (pré-construção) – Linha Elétrica do Carregado
- Monitorizações Avifauna (pré-construção) – Central Solar Fotovoltaica de Prados
- Monitorização da águia-de-Bonnelli – Parque Eólico em Torres Vedras
- Monitorização de Sistemas Ecológicos – Sobreequipamento do Parque Eólico Fonte da Mesa
- Monitorizações de Flora e Vegetação, Avifauna e Quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico Serra Del Rei.
Se necessitar de apoio neste âmbito, contacte-nos!