Numa altura em que o mundo atravessa desde crises energéticas a sociais, é nossa obrigação tornar estas festividades mais sustentáveis, reduzindo as despesas e evitando os excessos e desperdÃcios, não deixando de lado a magia do Natal.
Assim, deixamos algumas dicas para um Natal mais amigo do ambiente 🙂
No ecoponto certo e no tempo certo: Numa altura festiva, como é o Natal, onde são geradas quantidades elevadas de resÃduos de cartão e plástico num curto espaço de tempo, é essencial que exista a separação destes para os colocar nos ecopontos correspondentes – papel no ecoponto azul e plástico no ecoponto amarelo. Se for possÃvel, aguarde um ou dois dias para colocar estes resÃduos nos ecopontos, uma vez que estes não possuem cheiro, de forma a evitar a acumulação junto dos contentores e que estes se espalhem nas ruas.
Optar por embrulhos criativos: Antes de efetuar a separação, verifique se existe algo que possa ser aproveitável, como papel de embrulho, laços, etc., pois itens como os laços e a fita cola não são recicláveis. Guarde-os e reutilize sacos, envelopes e embalagens que ainda estejam em bom estado, para que no próximo Natal, ou em outra ocasião festiva, possa embrulhar os seus presentes. Caso não consiga reaproveitar materiais, opte por embrulhar as prendas em jornais, revistas ou panfletos antigos com um cordão ou uma fita de cetim, oferecendo assim um presente num embrulho criativo, único e sustentável.
Reciclagem à mesa: Além das embalagens existem outros resÃduos que podem ser reciclados, como por exemplo o óleo alimentar que é utilizado aquando da fritura dos doces tradicionais de Natal que deve ser depositado num contentor especÃfico (pesquise na sua zona de residência, onde existirá o oleão mais próximo).
Também no fim da festa, quando chega a hora de limpar, é também possÃvel ser sustentável, ao poupar água nas lavagens da loiça e ao escolher produtos de limpeza biodegradáveis e menos tóxicos, que farão toda a diferença no ambiente.
Estas e muitas outras dicas devem ser seguidas não só nesta época, mas durante todo o ano, para que possamos sonhar com um futuro mais sustentável 🙂
A equipa SINAMBI deseja, a todos, Boas Festas! 🎄
Fonte: Palco CM Jornal