O Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), foi assinalado pela primeira vez, a nível mundial, a 13 de outubro de 2018. Este acontecimento, foi uma iniciativa do WEEE Forum, uma associação internacional de 36 entidades gestoras de resíduos de equipamentos elétricos, nas quais se inclui a Rede Electrão.
O objetivo do dia é alertar a população mundial para a importância de reciclagem deste fluxo de resíduos.
Em 2023, o Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos é celebrado no dia 14 de outubro, e a edição deste ano do WEEE Forum, irá destacar a questão do lixo eletrónico invisível, ou seja, os itens eletrónicos que muitas vezes não são reconhecidos e não são devidamente reciclados no fluxo de resíduos apropriado.
De acordo com a Associação ZERO, a taxa de reciclagem atingida em 2021 pelas entidades gestoras deste fluxo de resíduos fixou-se em 14,5%, valor igual ao de 2020, quando a meta legal era de 65%.
As entidades gestoras em causa apenas recolheram 29 mil toneladas destes resíduos em 2021, quando as suas licenças obrigavam a atingir um quantitativo de 130 mil toneladas.
Este incumprimento tem causado graves problemas ambientais, como a libertação dos gases dos frigoríficos para a atmosfera com uma consequente destruição da camada de ozono e o aumento da temperatura da atmosfera, a disseminação no ambiente de mercúrio proveniente das lâmpadas fluorescentes e a libertação de diversos poluentes orgânicos existentes em vários destes equipamentos.
Ao reciclarmos estamos a garantir que estes resíduos são sujeitos a um tratamento rigoroso, durante o qual são removidas, todas as substâncias perigosas com impacto para a nossa saúde e para o ambiente. Além disso, permite a recuperação de materiais que poderão ser reintroduzidos no processo produtivo, resultando numa diminuição do consumo de matérias-primas, que se repercute na minimização do consumo dos recursos naturais.
A nível nacional, a Diretiva de REEE foi transposta para o quadro legislativo nacional através do Decreto-Lei n.º 67/2014, de 7 de maio, recentemente atualizado pelo Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro. Esta legislação tem como principal objetivo a prevenção, redução e reciclagem de REEE ou outras formas de valorização destes resíduos.
A SINAMBI presta serviços para o setor dos resíduos.
Para mais informações contacte-nos!
Fonte: WEEE Forum; ZERO