A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica que tem como objetivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens no território europeu.
Por toda a Europa, várias ações são promovidas no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Rede Natura 2000 a 21 de maio.
Os objetivos deste Dia Europeu passam, essencialmente, por chamar a atenção para um conjunto de aspetos, nomeadamente o património natural do continente e a diversidade de espécies e paisagens, bem como a importância dos ecossistemas saudáveis para as atividades económicas e a qualidade de vida dos cidadãos europeus.
Em 2022 os Estados-Membros da UE, as partes interessadas da rede Natura 2000 e os atores da conservação são convidados a organizar eventos e atividades a nível nacional para assinalar e comemorar 30 anos Rede Natura 2000.
Há 30 anos, em 1992, a União Europeia adotou a Diretiva Habitats da UE e o programa LIFE. Esta legislação pioneira deu origem à Rede Natura 2000 a nível da UE, a maior rede coordenada de áreas protegidas do mundo. Hoje, a Rede abrange mais de 18% da superfície terrestre da UE e mais de 9% do seu território marinho e protege o nosso património natural único. Graças à rede Natura 2000, a UE protege cerca de 1400 espécies de animais e plantas selvagens e 460 espécies de aves.
A Rede Natura 2000 está presente no território continental português em 42 Zonas de Proteção Especial e 62 Sítios de Interesse Comunitário[2]. Na Região Autónoma dos Açores existem 3 Sítios de Importância Comunitária, 23 ZEC e 15 ZPE. Na Região Autónoma da Madeira encontram-se classificados 18 Sítios de Interesse Comunitário, 11 dos quais já classificados como ZEC e 15 ZPE.
Fontes: European Commission e Indústria e Ambiente