Monitorização de Sistemas Ecológicos – Sobreequipamento do Parque Eólico Fonte da Mesa

SINAMBI Consultores é responsável pela monitorização de sistemas ecológicos, no âmbito do Sobreequipamento do Parque Eólico de Fonte da Mesa, nomeadamente na monitorização da Flora e VegetaçãoAvifauna e Quirópteros.

monitorização dos sistemas ecológicos é extremamente importante na avaliação de impactes decorrentes da fase de construção e de exploração, pois permite definir as medidas de minimização/compensação mais adequadas.

Flora e Vegetação

Relativamente à Flora e Vegetação, as amostragens serão direcionadas às espécies RELAPE identificadas durante a fase de pré-construção, assim como aos habitats identificados nessa mesma fase e as áreas alvo do plano de recuperação da vegetação. As monitorizações irão decorrer durante os dois primeiros anos da fase de exploração.

Avifauna

Para as monitorizações de Avifauna será tida em consideração a caracterização da comunidade de aves em geral e aves planadoras. Os trabalhos irão decorrer nos três primeiros anos da fase de exploração.

Quirópteros

A monitorização de quirópteros irá abranger os três primeiros anos da fase de exploração e terá em consideração as seguintes parâmetros de análise:

  • Diversidade especifica;
  • Atividade (nº de passagens de quirópteros);
  • Utilização dos abrigos na envolvente do projeto.
  • Nº de indivíduos mortos por ano de amostragem e por aerogerador;
  • Taxa de mortalidade;
  • Estimativa da mortalidade.

Apoiamos a sua empresa!

SINAMBI pode apoiar a sua empresa na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de sistemas ecológicos (Avifauna, Mamíferos voadores, terrestres, marinhos; Flora, Vegetação e Habitats; entre outros).

Projetos realizados ou em curso:

Necessita de apoio neste âmbito? Contacte-nos!