Prospeção Arqueológica – Central Solar Fotovoltaica e Linha Elétrica

A equipa da SINAMBI, foi responsável pela Prospeção Arqueológica numa área onde se perspetiva a implantação de uma Central Solar Fotovoltaica para autoconsumo e respetiva Linha Elétrica.

Numa primeira fase procedeu-se à realização de uma compilação e inventariação de dados existentes para a área em estudo, através da recolha da bibliografia geral e específica, bem como da consulta das bases de dados informáticos existentes na DGPC e DRCA e outras disponíveis para a área de Património. Os elementos inventários nesta fase foram referenciados na cartografia existente, nomeadamente as Cartas Militares de Portugal, à escala 1:25 000 e em cartografia mais específica do projeto, fornecida pelo promotor.

Paralelamente, foi realizada uma sistematização de dados relativos à paisagem das áreas de trabalho, incluindo geologia, topografia, toponímia e análise de fotografia aérea, sempre numa perspetiva de, a partir de modelos de ocupação territorial relativos a diferentes períodos histórico-culturais, antecipar eventuais ocorrências a confirmar no terreno.

Numa segunda fase, procedeu-se então à prospeção arqueológica nos territórios abrangidos pelo projeto, onde foram percorridas todas as áreas de trabalho de maneira a assegurar o seu consistente varrimento, passível de garantir uma exaustiva recolha de dados.

Os sítios identificados (áreas de dispersão de materiais arqueológicos ou de implantação de estruturas) durante o trabalho de campo foram registados numa ficha de inventário e georreferenciados em suporte de papel e digital.

No final do trabalho de campo foi elaborado um relatório referente aos trabalhos arqueológicos de campo realizados, onde foi feita a avaliação sumária das ocorrências patrimoniais identificadas e a sua hierarquização, de acordo com a sua importância científica e patrimonial. O relatório incluiu também a definição da situação de referência com inventário de todos os sítios identificados, a avaliação de impactes estimados sobre os diferentes elementos patrimoniais decorrentes da implementação do projeto, tal como foram propostas as inerentes medidas de minimização, quando aplicável.

Necessita de apoio nesta área? Contacte-nos!