Prevenção e controlo de Legionella – Hospital Privado

A SINAMBI, em parceria com um laboratório acreditado, foi responsável pela pesquisa e deteção de Legionella, no sistema de abastecimento/distribuição de água, de um hospital privado.

Sistemas e equipamentos associados ao desenvolvimento da bactéria

As bactérias do género Legionella encontram-se em ambientes aquáticos naturais e em sistemas artificiais, como: Sistemas de arrefecimento (Torres arrefecimento, condensadores evaporativos, humidificadores e sistemas de ar condicionado); Redes prediais de águas quente e fria; Sistemas de água climatizada de uso recreativo ou terapêutico (piscinas climatizadas e jacuzzis; instalações termais; equipamentos usados na terapia respiratória, como nebulizadores e humidificadores de sistema de ventilação assistida); Sistemas de abastecimento/distribuição de água; Sistemas de água contra incêndios; Sistemas de rega por aspersão; Lavagem de automóveis; Sistemas de lavagem de gases; Fontes ornamentais, etc.

Procedimentos a adotar

Para minimizar a proliferação de Legionella e o risco associado de Doença dos Legionários devem ser adotados alguns procedimentos, nomeadamente:

  • Inspeção das condições de funcionamento;
  • Despiste da presença da bactéria;
  • Programas de prevenção e controlo físico-químico e microbiológico;
  • Programas de manutenção e higienização;
  • Controlo da e­ficácia de tratamento.

No decorrer deste serviço procedeu-se ao despiste da presença de Legionella, através da recolha de várias amostras de água que foram posteriormente sujeitas a análises laboratoriais realizadas por técnicos qualificados. O processamento laboratorial foi realizado segundo a metodologia recomendada pela ISO 11731:1998.

Pode obter informação adicional nas “European Guidelines for Control and Prevention of Travel Associated Legionnaires’ Disease“, disponíveis no site http://www.ewgli.org.

Alguma dúvida, contacte-nos.