Plano de Prevenção e Controlo de Legionella – Empresa da indústria da madeira

A equipa da SINAMBI, foi responsável pelo Plano de Prevenção e Controlo de Legionella numa empresa da indústria da madeira.

A elaboração do Plano de Prevenção e Controlo (PPC) da Bactéria Legionella foi efetuado de acordo com a Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto, e a Portaria n.º 25/2021, de 29 de janeiro, o qual integrou os seguintes elementos:

  • Análise de risco dos equipamentos, redes ou sistemas da organização;
  • Elaboração do cadastro completo e atualizado dos equipamentos, redes ou sistemas, mediante informação fornecida pelo cliente (as peças desenhadas, plantas e/ou memórias descritivas);
  • Colaboração na identificação das competências e responsabilidades dos profissionais envolvidos – pessoa responsável com competência para colaborar na elaboração do PPC;
  • Identificação de pontos críticos de proliferação e disseminação de Legionella, através da elaboração da avaliação de risco;
  • Desenvolvimento do programa de manutenção e verificação de sinais de corrosão e contaminação dos equipamentos, redes ou sistemas, em colaboração com a empresa/técnico de manutenção responsável (nomeado pelo cliente);
  • Desenvolvimento do programa de revisão, limpeza e desinfeção dos equipamentos, redes ou sistemas que inclua a definição de produtos, respetivas dosagens e fichas de dados de segurança, procedimentos e periodicidade, em colaboração com a empresa/técnico de manutenção responsável (nomeado pelo cliente);
  • Desenvolvimento do programa de monitorização e tratamento, preventivo ou corretivo, da água, que inclua a definição dos parâmetros a analisar, dos pontos e procedimentos para recolha de amostras, dos produtos, doses, fichas de dados de segurança, procedimentos de tratamento e frequência de amostragem e análise, em colaboração coma empresa/técnico de manutenção responsável (nomeado pelo cliente);
  • Desenvolvimento do programa de vigilância da saúde dos trabalhadores com risco de exposição profissional a Legionella, em colaboração com o serviço de Saúde Ocupacional (Medicina do Trabalho) do cliente;
  • Desenvolvimento do sistema de registo de todas as atividades e ocorrências, medidas de controlo adotadas e resultados obtidos nas análises efetuadas.

Consulte aqui alguns trabalhos neste âmbito:

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