Plano de Integração Paisagística (PIP) – Central Solar Fotovoltaica de Poceirão

SINAMBI foi responsável pela elaboração do Plano de Integração Paisagística (PIP), da Central Solar Fotovoltaica de Poceirão.

A integração paisagística tem como objetivo requalificar a paisagem, cuja qualidade fica diminuída pela implementação da Central Solar, definindo orientações para que sejam recuperadas e enquadradas na paisagem todas as áreas sujeitas a intervenção, promovendo a valorização da paisagem em termos estéticos, ecológicos e culturais.

Para este projeto, a principal medida da integração paisagística consistiu na dissimulação da central nas zonas mais expostas visualmente, recorrendo à plantação de cortinas arbóreo-arbustivas ao longo dos seus limites.

Para a seleção das espécies utilizadas nas plantações foram seguidos critérios de coerência ecológica e paisagística, tendo em conta os parâmetros biofísicos que caracterizam a região de implementação da Central Solar, nomeadamente: a exposição, o declive, o tipo de solo e o clima, assim como as associações vegetais em presença na envolvente, excluindo espécies particularmente vulneráveis aos incêndios.

A composição e estrutura das plantações preconizadas tiveram como premissas garantir um aspeto mais natural, pela diversidade de espécies, bem como assegurar que a estrutura verde não interferirá com o normal funcionamento das infraestruturas: subestação, painéis fotovoltaicos, linhas elétricas e vias rodoviárias.


A equipa da SINAMBI também foi responsável pelo desenvolvimento de um Plano de Integração Paisagística (PIP) para a Central Solar Fotovoltaica da Quinta da Seixa e de um Plano de Recuperação e Integração Paisagística (PRIP), para as áreas de um açude amovível a ser implementado num rio que atravessa o concelho de Terras de Bouro.

Necessita de apoio nesta área? Contacte-nos!