Monitorizações de Sistemas Ecológicos – Sobreequipamento do Parque Eólico de Testos

SINAMBI Consultores é responsável pela monitorização de sistemas ecológicos, no âmbito do Sobreequipamento do Parque Eólico de Testos, com incidência nas monitorizações da Flora e Vegetação, Avifauna e Quirópteros.

Flora e Vegetação

Relativamente às monitorizações de flora e vegetação, as amostragens serão direcionadas às espécies RELAPE identificadas durante a monitorização da fase de pré-construção, assim como aos habitats identificados nessa mesma fase. Serão tidos em consideração os seguintes parâmetros:

  • Composição específica de cada local de amostragem;
  • Número de indivíduos de cada espécie RELAPE.

Avifauna

As monitorizações de avifauna terão em consideração a caracterização da comunidade de aves em geral e aves planadoras, com uma frequência de duas visitas por época fenológica: reprodução, invernada, dispersão de juvenis e migração outonal. Os trabalhos irão decorrer durante os três primeiros anos da fase de exploração.

Quirópteros

A monitorização de quirópteros irá abranger os três primeiros anos da fase de exploração e terá em consideração as seguintes parâmetros de análise:

  • Diversidade especifica;
  • Atividade (nº de passagens de quirópteros);
  • Utilização dos abrigos na envolvente do projeto.
  • Nº de indivíduos mortos por ano de amostragem e por aerogerador;
  • Taxa de mortalidade;
  • Estimativa da mortalidade.

A recolha de dados será efetuada por meio de escutas com detetores de ultrassons, a realizar nos pontos de amostragem definidos. Será ainda utilizado um gravador áudio digital, que possibilitará registar as emissões sonoras dos quirópteros captadas pelo detetor.


Apoiamos a sua empresa!

SINAMBI pode apoiar a sua empresa na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de sistemas ecológicos (Avifauna, Mamíferos voadores, terrestres, marinhos; Flora, Vegetação e Habitats; entre outros).

Projetos realizados ou em curso:

Necessita de apoio neste área? Contacte-nos!