Monitorizações Avifauna (pré-construção) – Linha Elétrica do Carregado

SINAMBI Consultores é responsável pelas monitorizações de Avifauna, em fase de pré-construção, para a Linha Elétrica do Carregado.

Os trabalhos de monitorização na fase de pré-construção (ano 0), têm em consideração os seguintes parâmetros:

  • as taxas de atravessamento (número de aves ou número de bandos) em voo que atravessam a Linha de Muito Alta Tensão (LMAT);
  • a determinação de índices de abundância.

Dentro de cada um dos troços selecionados, no corredor da futura linha elétrica e no corredor de controlo, serão monitorizados um total de 8 pontos para determinação dos contactos visuais e auditivos.

Para este projeto serão identificadas como espécies-alvo, as aves com sensibilidade a este tipo de infraestruturas e de maior preocupação de conservação (de acordo com os estatutos de ameaças: Criticamente em Perigo, Ameaçado, Vulnerável e Informação Insuficiente), a nível nacional e internacional.

De modo a obter dados que permitam determinar algum tipo de perturbação e o risco de colisão, a caracterização da utilização da área por estas espécies pode ser efetuada através do registo de dados como a altura, direção e tipo de voo de cada indivíduo.

As monitorizações terão uma frequência de duas visitas por época fenológica: reprodução, invernada, dispersão de juvenis e migração outonal.

Monitorização dos sistemas ecológicos

A monitorização dos sistemas ecológicos é extremamente importante na avaliação de impactes decorrentes da fase de construção e de exploração, pois permite definir as medidas de minimização/compensação mais adequadas.


Apoiamos a sua empresa!

SINAMBI pode apoiar a sua empresa na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de sistemas ecológicos (Avifauna, Mamíferos voadores, terrestres, marinhos; Flora, Vegetação e Habitats; entre outros).

monitorização da águia-de-Bonnelli, num Parque Eólico em Torres Vedras é um dos vários projetos já coordenados pela nossa equipa técnica no âmbito da monitorização de sistemas ecológicos. Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Necessita de apoio neste âmbito? Contacte-nos!