Monitorizações Avifauna (pré-construção) – Central Solar Fotovoltaica de Cerca

SINAMBI Consultores é responsável pela monitorização de Avifauna, durante a fase de pré-construção (ano 0), da linha aérea de transporte de energia, para a Central Fotovoltaica da Cerca.

Os trabalhos de monitorização de avifauna visam dar cumprimento ao respetivo Plano de Monitorização (PM) que abrange o período anterior à construção das infraestruturas da linha de transporte de energia (Fase I). A Fase II corresponde ao período inicial do seu funcionamento.

A implementação do Plano de Monitorização da Avifauna tem como objetivo geral a avaliação dos efeitos deste projeto sobre a avifauna, determinando o grau de alteração das comunidades e a mortalidade induzida pela instalação e funcionamento da Linha de Muito Alta Tensão (LMAT), abrangendo duas situações distintas:

  • caracterização das espécies de aves existentes e da sua situação populacional;
  • avaliação dos efeitos do projeto sobre a avifauna, nomeadamente no que diz respeito à eventual mortalidade causada pela colisão e/ou eletrocussão.

O PM foi desenvolvido no seguimento das orientações gerais fornecidas pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pelo Guia Metodológico para a Avaliação de Infraestruturas da Rede Nacional de Transporte de Energia – Linhas Aéreas.


Apoiamos a sua empresa!

SINAMBI pode apoiar a sua empresa na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de sistemas ecológicos (Avifauna, Mamíferos voadores, terrestres, marinhos; Flora, Vegetação e Habitats; entre outros).

Consulte aqui alguns trabalhos neste âmbito:

Se necessitar de apoio neste âmbito, contacte-nos!