Formação “Enquadramento e condicionantes a nível ambiental”

SINAMBI Consultores foi responsável pela realização de uma formação sobre “Enquadramento e Condicionantes a nível ambiental“, dirigida à equipa técnica interna de uma empresa ligada ao setor das Energias Renováveis. Esta formação com duração de 3 dias, foi lecionada por um dos nossos técnicos, na cidade do Porto.

O desenvolvimento de projetos obriga a identificar e ponderar, nos diversos âmbitos, condicionantes, servidões e restrições de utilidade pública, com incidência na área que respeitam, de forma a assegurar as necessárias compatibilizações. No sentido de alcançar esse objetivo, esta formação, visa a identificação dos Instrumentos de Gestão Territorial – IGT (PDM e outros instrumentos que possam colocar em causa a viabilidade dos projetos), de forma a efetuar-se uma análise de compatibilidade.

A formação aborda igualmente o levantamento de áreas regulamentares, classificadas e condicionadas na área de estudo, com vista à identificação de condicionantes, servidões administrativas, restrições de utilidade pública que possam constituir fatores limitativos à prossecução do projeto.

Por fim, é feito um enquadramento dos projetos (centrais solares e parques eólicos) a nível do procedimento de avaliação de impacte ambiental, com o intuito de dotar os formandos do conhecimento necessário neste âmbito, assim como dos prazos de resposta das várias entidades envolvidas na avaliação.

De forma a tornar a formação o mais dinâmica possível, os formandos (com experiência), têm a oportunidade de aplicar no QGIS alguns exemplos práticos.

A sua empresa necessita de apoio nesta área? Contacte-nos!