Avaliação de Riscos Biológicos – Indústria Alimentar

A equipa da SINAMBI, em parceria com a Envienergy, foi responsável pela elaboração de um estudo no âmbito da Avaliação de Riscos Biológicos, num matadouro de aves que, segundo o Decreto-Lei n.º 84/97, de 16 de abril, é uma das atividades económicas cujos trabalhadores estão expostos a agentes biológicos com risco para a saúde.

Os agentes biológicos são microrganismos, incluindo os geneticamente modificados, as culturas de células e os endoparasitas humanos, suscetíveis de provocar infeções, alergias ou intoxicações. Estes agentes são classificados em quatro categorias que podem ser consultadas na Portaria n.º 405/98, de 11 de julho, alterada pela Portaria n.º 1036/98, de 15 de dezembro.

No Decreto-Lei n.º 84/97, de 16 de abril são estabelecidas as prescrições mínimas de proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores contra os riscos biológicos profissionais. Assim, para a avaliação da exposição profissional aos agentes biológicos, seguiu-se a seguinte metodologia:

  • Observação e identificação das atividades desenvolvidas.
  • Identificação dos agentes biológicos e dos trabalhadores eventualmente expostos.
  • Proposta de ações preventivas/corretivas que eliminem ou minimizem o risco de exposição a agentes biológicos, permitindo reduzi-lo a níveis aceitáveis para a Organização.

Para além do projeto apresentado, a SINAMBI pode auxiliar a sua empresa nos vários âmbitos da Higiene e Segurança no Trabalho, Ambiente e Qualidade, nomeadamente:

Necessita de apoio nesta área? Contacte-nos!