Acompanhamento do plano de desinfeção preventiva – Termas

A SINAMBI, em parceria com a ALS, acompanha o Plano de Desinfeção Preventiva de umas Termas, na região Centro do país.

No termalismo, como noutros setores de actividade, muitos intervenientes preocupam-se com a qualidade do seu trabalho. No entanto, hoje em dia, a complexidade e a interdependência dos sistemas, a importância de certas decisões, nomeadamente pelos desafios económicos que os acompanham, amplificam as consequências de uma simples disfunção, ou de um erro. Por isso, é fundamental não só procurar evitar a falta de qualidade, mas também, tentar demonstrar aos vários intervenientes, nesta actividade, que foram tomadas todas as medidas, a fim de garantir a melhor qualidade possível.

A água mineral natural é a matéria-prima, justificação primeira da existência do Estabelecimento Termal. Por isso, a sustentabilidade dos caudais, a constância das características físico-químicas e o microbismo do recurso têm de ser garantidos permanentemente.

O trabalho desenvolvido, consiste na realização de reuniões semanais, com os técnicos de manutenção das Termas, de forma a acompanhar e documentar o Plano de Desinfeção Preventiva. Este Plano contém os procedimentos, frequência e controlo da desinfeção realizada.

O Laboratório de Análises da ALS, complementarmente, faz as análises aos parâmetros exigidos na legislação, pelo Decreto-Lei n.º 156/98, de 06 de junho, bem como os existentes na Portaria n.º 1220/2000, de 29 de dezembro, que visam suprimir as falhas em termos de características microbiológicas do supracitado Decreto-Lei.

O objetivo primordial deste trabalho é zelar para que a água mineral natural, utilizada em todos os pontos do balneário termal, apresente condições microbiológicas de acordo com as exigências legais, devendo para que isto aconteça, existir protocolos de manutenção e de higienização periódica das captações, aduções, sistemas de armazenamento e da rede de distribuição.

Apoiamos a sua empresa

A SINAMBI pode auxiliar a sua empresa, fazendo o acompanhamento do Plano de Desinfeção Preventiva, desenvolvendo todos os procedimentos necessários e associados a este Plano.

Alguma dúvida, contacte-nos.