“Comunidades circulares” em destaque na nova edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

De 20 a 28 de novembro vai realizar-se uma nova edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) dedicada ao tema “Comunidades circulares“.

Esta iniciativa internacional realiza-se todos os anos com o objetivo de promover ações desenvolvidas por cidadãos, organizações privadas ou entidades públicas, no sentido de alertar para a necessidade da prevenção e redução de resíduos na Europa, durante o período de 20 a 28 de novembro, mas não só! A iniciativa pretende que as ações desenvolvidas perdurem no tempo, sendo posteriormente adotadas como novos hábitos de redução da produção de resíduos.

Enquanto coordenadora e participante do evento, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) destaca o facto de que “numa sociedade tão focada no consumo, torna-se importante realçar a necessidade de mudança de hábitos, e procura de alternativas e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis e amigas do ambiente.

Afirma ainda, que “tanto as comunidades como os indivíduos devem unir esforços, encontrar soluções, partilhar ideias, para que em conjunto possam potenciar a redução dos resíduos, alcançar o “desperdício zero” e promover atividades circulares. Se um cidadão pode contribuir de forma positiva para a redução de resíduos, uma comunidade pode mudar padrões de produção e de consumo na sociedade“.

Como participar?

Se é uma entidade pública, associação, ONG/ONGA, empresa, estabelecimento de ensino, outro organismo ou cidadão individual, poderá participar como promotor, através da realização de ações de sensibilização para a redução do consumo, para a reutilização de produtos e materiais, reciclagem ou limpeza de resíduos.

Para participar de forma individual ou em grupo, pode consultar as ações que decorrem perto da sua zona de residência, através do site da EWWR. As inscrições terminam a 12 de novembro. Para informações mais detalhadas, clique aqui.

Participe!


A equipa da SINAMBI presta diversos serviços para o setor dos resíduos.

Se a sua empresa necessitar de apoio, contacte-nos!

Fonte: APA