Programa de Ação para Adaptação às Alterações Climáticas em consulta pública

As alterações climáticas são consideradas como uma das maiores ameaças ambientais do século XXI, trazendo consequentemente efeitos negativos também ao nível social e económico.

Nas últimas décadas, uma série de estudos e de indicadores têm revelado que a temperatura à superfície da terra tem vindo a aumentar. Em Portugal, os cenários climáticos mais gravosos, apontam para aumentos de 5ºC na temperatura até 2100, levando ao aumento de casos de fenómenos meteorológicos extremos, de redução da precipitação e da subida do nível do mar.

Com vista à concretização do segundo objetivo da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020) – implementar medidas de adaptação, particularmente ao nível de intervenções físicas com impacte direto no território, surge o Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, chamado P-3AC, que identifica as ações de adaptação de concretização prioritária para reduzir a vulnerabilidade de Portugal às alterações climáticas.

Por forma a abrir a discussão à sociedade civil, todos os interessados poderão apresentar opiniões, sugestões e contributos até ao dia 28 de novembro de 2018, no Portal Participa.