Portugal tem cinco das cidades mais verdes no mundo

Segundo dados da Carbon Disclosure Project (CDP), Portugal está de parabéns com um total de cinco cidades entre as mais sustentáveis do mundo!

No dia 27 de fevereiro de 2018, a CDP, divulgou os números referentes à origem da energia consumida, por centenas de cidades, nos últimos três anos.

De acordo com a CDP, já existem mais de 100 cidades no planeta que consomem mais de 70% de energia a partir de fontes renováveis. Destas cidades apenas 21 se localizam na Europa, contudo, 5 delas estão em Portugal. No primeiro lugar temos a cidade de Fafe com 100%, ou seja, toda a energia eléctrica ali consumida foi obtida através de energias renováveis, a seguir vem Braga com 79%, o Porto com 75%, Moita com 73,1% e Cascais com 73%. Abaixo dos 70%, mas ainda assim, no bom caminho, estão as cidades de Lisboa com 58%, Guimarães com 46% e Ovar com 25%.

Embora este estudo englobe apenas 570 cidades distribuídas pelo mundo inteiro, é um bom indicador para a progressão das energias renováveis a nível local, o que também é uma forma de garantir independência energética dos países, em vez de depender de combustíveis fósseis acumulados em determinadas áreas do globo.

Consulte aqui a lista completa das cidades divulgada pela CDP.

Fonte: Carbon Disclosure Project (CDP)