Portugal obteve o 1º lugar na Categoria Política Climática no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

De acordo com Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI – Climate Change Performance Index), divulgado na  COP24, cimeira do clima das Nações Unidas decorrida em dezembro de  2018, Portugal obteve o 1º lugar na categoria Política Climática, contribuindo para tal, o compromisso da  retirada do carvão até 2030 e a neutralidade carbónica em 2050, assim como,  a nível europeu, ser dos países que maior ambição apresenta para o  cumprimento das metas  a nível da  eficiência energética e energias renováveis.

Em relação às alterações climáticas, numa lista de 57 países, Portugal ocupa o 14º lugar no desempenho, subindo um lugar em relação ao ano de 2017.

O nosso país teve igualmente um excelente desempenho no que respeita à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis. No entanto, a fração das renováveis é ainda considerada reduzida (cerca de 25,43% em 2016), uma vez que é insuficiente para atingir o objetivo de  um aumento de temperatura inferior a 2ºC. Além disso, Portugal apresentou um fraco desempenho no que diz respeito à redução das emissões em alguns setores, nomeadamente edifícios e transportes.

Este ano, a França foi considerada o país com as melhores políticas energéticas. A Austrália (55º), a República da Coreia (57º), a República Islâmica do Irão (58º), os Estados Unidos (59º) e a Arábia Saudita (60º), estão entre os piores classificados.

Neste relatório é de salientar que os três primeiros lugares não foram atribuídos, porque o CCPI considera que nenhum dos países é merecedor desses lugares, uma vez que “atualmente não fazerem o suficiente para evitar as alterações climáticas“.

Mais informação em: CCPI