Em 2017, na Europa, renováveis produziram mais eletricidade do que o carvão

A energia produzida a partir de renováveis (eólica, solar e biomassa) ultrapassou, pela primeira vez, a quantidade gerada a partir do carvão, como demonstra um relatório da Sandbag, durante o ano de 2017.

Segundo este estudo, a geração de eletricidade a partir de energias renováveis forneceu 679 TWh, enquanto o carvão produziu 669 TWh. Estes valores, embora pouco distantes um do outro, são mais significativos tendo em consideração que, há cinco anos, o carvão era responsável por cinco vezes mais produção energética do que as fontes renováveis.

A Alemanha e Reino Unido foram os principais responsáveis, uma vez que contribuíram em 56% para o crescimento da produção renovável entre 2014 e 2017.

Segundo a Revista New Scientist, ainda em 2017, Portugal, Holanda e a Itália declararam a eliminação da produção energética a partir do carvão. No entanto, esse combustível fóssil ainda tem muitos defensores na Europa, nomeadamente Espanha, que até aumentou a quantidade de energia gerada através do carvão e há dois países — República Checa e Polónia — que nem sequer planeiam abandonar essa forma de produção.

Fontes: SandbagNew Scientist