Green Week 2021: “Ambição de Poluição Zero”

A poluição afeta-nos a todos, através do ar que respiramos, da água que bebemos ou da terra em que cultivamos os nossos alimentos. É a maior causa ambiental de múltiplas doenças mentais e físicas, bem como de mortes prematuras, afetando principalmente pessoas que vivem em áreas mais desfavorecidas e por esse motivo, estão perto de locais contaminados ou zonas com um fluxo de tráfego muito elevado. A poluição é também uma das principais razões para a perda de biodiversidade, pois reduz a capacidade dos ecossistemas exercerem mecanismos como a fixação de carbono e a descontaminação.

No âmbito da implementação do Pacto Ecológico Europeu, a UE tem atualmente em ação um Plano para uma Ambição de Poluição Zero, que contribuirá para criar um ambiente sem substâncias tóxicas em toda a UE, através de um melhor controlo e informação, prevenção e reparação dos danos causados pela poluição do ar, da água, do solo e dos produtos de consumo.

No sentido de promover a discussão sobre questões ambientais e de criar uma maior consciencialização nos cidadãos, a Comissão Europeia, organiza anualmente a Semana Verde Europeia. Este ano a iniciativa realiza-se entre os dias 31 de maio e 4 de junho e será dedicada à “ambição de poluição zero”, abordando diversas temáticas importantes, como o clima, a estratégia relativa aos produtos químicos e ainda várias questões relacionadas com a energia, indústria, mobilidade, agricultura, pescas, saúde e biodiversidade.

Em Portugal, umas das iniciativas realizadas no âmbito das celebrações da Semana Verde Europeia 2021, está a ser organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV), do Instituto Politécnico de Viseu, através da realização do evento “Green Week – Poluição Zero por um planeta e pessoas mais saudáveis”.

O programa do evento conta com as seguintes atividades:

  • Workshop “Rumo à poluição zero”;
  • Debate sobre a “Valorização dos Bio-Resíduos”;
  • Apresentações de trabalhos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sobre Poluição Zero;
  • Visita ao Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Associação de Municípios do Planalto Beirão.

Esta iniciativa vai realizar-se em formato presencial, no auditório da ESTGV, dia 4 de junho. As inscrições são gratuitas, mas com lotação limitada. Para se inscrever, clique aqui.

Fontes: EU Green Week e ESTGV