Leilões de capacidade de rede ajudam a financiar novos projetos solares que não “cabem” na rede atual

A partir de 2019, o Governo vai lançar “os primeiros leilões de capacidade da rede para acolher projetos que não encontrem” capacidade na infra-estrutura atual.  O objetivo passa por continuar a investir em nova capacidade solar fotovoltaica e mitigar os custos com os novos investimentos no reforço da rede.

Os investidores de Centrais Solares terão assim, oportunidade de poder ligar-se à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) “através de um sistema de partilha de custos” que retire das faturas da eletricidade o peso destes investimentos, que se refletem nas tarifas definidas pela entidade reguladora (ERSE). Na prática, os investidores terão de comprar através destes leilões o direito a injetarem na rede elétrica a energia que as suas centrais vão produzir.

No projeto de GOP (Grandes Opções do Plano) o Governo refere ainda que, “complementarmente, serão criadas condições para a criação de projetos de centrais solares e/ou eólicas cuja quota de renováveis se destine exclusivamente a outros Estados-Membros”. Esta afetação far-se-á através de mecanismos de transferência estatística.

Prevê-se que até 2027 deverão ser instalados mais 1300 Megawatt de nova capacidade fotovoltaica no país (no final de 2017 estavam instalados 580 MW).

Fonte: Público 


SINAMBI participa ativamente no crescimento das energias renováveis em Portugal, através da coordenação de diferentes trabalhos no âmbito dos Procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental / Avaliação de Incidências Ambientais, dos quais se destacam:

Necessita da nossa ajuda? Contacte-nos!