Energia Eólica com valores recorde

No dia 1 de fevereiro de 2019, o sistema elétrico nacional registou um novo recorde, em que 63% da eletricidade em Portugal foi produzida a partir de energia eólica, o correspondente a uma produção de 102,8 GWh. O último valor máximo registado foi de 101,9 GWh, no dia 23 de janeiro de 2019. O recorde foi registado tanto na produção diária (102,8 GWh) como na potência máxima (4594 MW).

A WindEurope (Associação de Energia Eólica na Europa), referenciou Portugal, no seu Website, como o país europeu com maior incorporação de eólica na produção no dia 1 de fevereiro. Na data referida e à “hora de ponta eólica”, a produção eólica correspondeu a 90% do consumo nacional. Do total da produção de 180 gigawatts hora (GWh), cerca de 3,7% (6,7 MWh) teve destino a exportação.

Estes valores demonstram a capacidade dos nossos recursos endógenos e técnicos, para uma produção de energia mais limpa e a persecução sustentável de integração de renováveis, em resposta às Políticas Energéticas Nacionais e Comunitárias.

Atualmente, segundo a REN (Rede Elétrica Nacional), estão instalados nas centrais eólicas 5150 MW, que em média abastecem cerca de 25% do consumo nacional.

Fonte: APREN