Barack Obama esteve em Portugal falar sobre as alterações climáticas

O ex-presidente dos Estados Unidos da América foi um dos oradores na Climate Change Leadership Porto Summit 2018, que decorreu no Coliseu do Porto, no dia 6 de julho de 2018.

O Presidente Obama alertou para os impactos e desafios que as mudanças climáticas têm na agricultura.

As alterações climáticas afetam todos os setores da nossa sociedade e têm um impacto direto no futuro de todas as áreas da economia, bem como nos modelos de produção. O setor agrícola não é exceção – as alterações climáticas estão a afetar drasticamente e a um ritmo célere as mudanças de padrão em diversos indicadores como, por exemplo, as temperaturas médias, a precipitação ou os episódios de clima extremos.

Desta forma, o objetivo central desta conferência internacional foi encontrar soluções práticas e testadas, de curto e longo prazo, para ajudar o sector agrícola a mitigar os impactos de um clima em mudança, enquanto se adapta para ajudar a resolver os desafios comuns.

Ao longo do seu mandato Barack Obama foi revelando grandes preocupações por esta temática tendo, em setembro de 2016, ratificado o Acordo de Paris, apesar de, em 2017, os EUA terem saído do acordo por Donald Trump.

A cimeira de 6 de julho, que decorreu à porta fechada e reservada apenas a convidados, contou ainda com a participação de Mohan Munasinghe, ex-Vice-Presidente do IPCC e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2007, Irina Bokova, ex-diretora geral da UNESCO e Juan Verde, presidente da Advanced Leadership Foundation.

Em www.climatechange-porto.com pode descobrir tudo sobre a conferência que marcou a agenda da cidade do Porto a 6 de julho.

Fonte: ExpressoClimate Change Leadership Porto Summit 2018