Dia Nacional do Ar – 12 de abril de 2024

Dia Nacional do Ar, instituído em 2019 pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 64/2019, comemora-se anualmente a 12 de abril, em reconhecimento da importância da componente ambiental Ar.

O objetivo deste dia é essencialmente, alertar, sensibilizar e consolidar na sociedade portuguesa um sentido de responsabilidade e compromisso com a proteção da qualidade do ar e melhoria deste recurso indispensável à vida.

Este ano será realizado um evento comemorativo desta data com o tema “(Re)Pensar a cidade para um bom ar”, que decorrerá no dia 12 de abril, na sala “O Século” do Ministério do Ambiente, da parte da manhã, e poderá ser acompanhada no canal de YouTube da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Este evento conta com representantes de entidades, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), o Instituto da Mobilidade e dos Transporte (IMT), a Faculdade de Ciências e Tecnologias de Coimbra, o Grupo de Projeto para a Mobilidade Ativa e os Transportes Metropolitanos de Lisboa, para uma reflexão sobre os desafios atuais e os necessários compromissos futuros no domínio da qualidade do ar.

Pode consultar o programa do evento aqui, e inscrever-se aqui:

O ar é um recurso essencial e determinante na qualidade de vida, com repercussões diretas e indiretas no ambiente. A sua gestão requer uma abordagem integrada, com a articulação de políticas e medidas ao nível setorial e entre os vários níveis de governação, assim como, a participação de toda a sociedade.

Fontes: Agência Portuguesa do Ambiente