Dia Nacional da Água

Dia Nacional da Água comemora-se em Portugal no dia 01 de outubro.

Apesar da Organização das Nações Unidas (ONU) ter implementado o Dia Mundial da Água, a 22 de março, Portugal celebra desde 1983 o dia Nacional da Água a 1 de outubro, data que​ coincide com o início do ciclo hidrológico (por ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e quando começa o período chuvoso do ano).​

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos 100 anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30% (Associação Natureza Portugal (ANP)).

Dada a crescente preocupação com o fenómeno das alterações climáticas e o seu impacto na qualidade de vida humana, as comemorações do Dia Nacional da Água assumem uma relevância ainda maior.

Portugal consome mais do que as suas disponibilidades, particularmente em situações de seca, fruto de uma sequência de anos pouco chuvosos e cujos efeitos são agravados pelas alterações climáticas (WWF – Fundo Mundial para a Natureza). O setor agrícola é o maior consumidor de água e também aquele que exerce uma maior pegada hídrica sobre os recursos, quer do País quer dos restantes países d onde importamos bens que necessitam de água para serem produzidos.

É assim um dia criado para refletir sobre a enorme importância que este recurso tem nas nossas vidas e como podemos preservá-lo!