Dia Nacional da Água – 1 de Outubro

Dia Nacional da Água comemora-se em Portugal no dia 1 de outubro. Apesar da Organização das Nações Unidas (ONU) ter implementado o Dia Mundial da Água, a 22 de março, Portugal celebra desde 1983 o Dia Nacional da Água a 1 de outubro, data que​ coincide com o início do ciclo hidrológico (por ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e quando começa o período chuvoso do ano).​

A água doce é um dos recursos mais preciosos do planeta e tornou-se ainda mais, pela ação das alterações climáticas.  A conservação e correta utilização da água é essencial à sobrevivência de seres humanos, plantas e animais.

Uma boa oportunidade para refletir sobre a importância deste recurso, na qualidade de vida de todos nós, é assinalarmos a data apelando ao seu uso sustentável.

A preservação da água é também um dos focos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A curta-metragem Aquametragem, realizada pela portuguesa Marina Lobo, licenciada em Engenharia do Ambiente, venceu em 2019 o prémio da categoria “Proteger o nosso planeta”, no Festival de Filmes ODSs em Ação, da Organização das Nações Unidas.