Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono

O Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono comemora-se a 16 de setembro.

Este dia foi designado pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1994 para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.

O objetivo deste dia é alertar para a destruição da Camada de Ozono e procurar soluções para a proteger. A camada de ozono é um frágil escudo feito de gás que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta.

Tratou-se da mais significativa reacção internacional a descobertas divulgadas no final da década de 80 sobre o “buraco do ozono”, que davam conta da existência de declínios dramáticos nas concentrações de ozono sobre a Antárctica.

Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono.

Esta comemoração mundial pretende ser uma oportunidade para chamar a atenção e tomar medidas de acção a nível global, regional e nacional relativa à protecção da camada de ozono.