Dia Mundial dos Oceanos – 8 de junho

Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho e tem como objetivo alertar para a importância dos oceanos no equilíbrio da vida no planeta Terra.

Esta comemoração teve origem na Conferência das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre “Ambiente e Desenvolvimento”, que se realizou em 1992, no Rio de Janeiro. Embora muitos países celebrem a data desde 1992, o Dia Mundial dos Oceanos foi instituído pela ONU em 2008.

Este dia é assinalado em todo o mundo por milhões de pessoas, que participam em eventos locais ou globais. Para o ano 2021, as celebrações são dedicadas ao tema “O Oceano: Vida e Meios de Subsistência” (The Ocean: Life and Livelihoods), com o objetivo de alertar para a necessidade de se adotarem mais comportamentos sustentáveis.

Para este dia está a ser organizado pela Divisão dos Assuntos Oceânicos e do Direito do Mar (DOALOS) do Gabinete de Assuntos Jurídicos das Nações Unidas e pela organização sem fins lucrativos Oceanic Global, uma iniciativa à escala global, que integra palestras e a exibição de vídeos sobre temas relacionados com os oceanos. Irão participam mais de 40 personalidades, entre líderes mundiais, celebridades, representantes de instituições, empresários e especialistas com conhecimentos profissionais em diferentes áreas, com o objetivo de debater os recursos dos oceanos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres será responsável por dar inicio a esta iniciativa, que devido à pandemia de covid-19, se irá realizar pelo segundo ano consecutivo em formato digital.

Na página oficial do evento, António Guterres afirma que “à medida que trabalhamos para acabar com a pandemia e reconstruir melhor, temos uma oportunidade única e a responsabilidade de corrigir a nossa relação com o mundo natural, incluindo os mares e oceanos do mundo”.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Fontes: Oceanic Global; World Ocean Day