Dia Mundial do Vento – 15 de junho

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vento.

O Dia Mundial do Vento foi criado em 2007, pelo Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC) com o objetivo de divulgar os benefícios e princípios da energia eólica, que tem a força dos ventos como fator fundamental para a geração de energia limpa, renovável e competitiva. Começou como uma data europeia em 2007, mas tornou-se numa data mundial em 2009.

Nas últimas duas décadas, tem havido em Portugal um crescimento muito significativo de centrais eólicas, o que faz com que atualmente a quantidade de energia vinda de fontes renováveis seja superior à energia vinda de combustíveis fósseis. Portugal registou, em janeiro de 2019, o máximo histórico de produção eólica diária com 101,9 GWh, acima dos 99,6 GWh do anterior máximo de 11 de março de 2018. A produção eólica verificada correspondeu a 61% do consumo diário (167 GWh), colocando Portugal à frente da Europa em share de energia desta origem. Cerca de 13% (24 GWH) da produção nacional foi destinada a exportação.

Segundo a APREN “O setor eólico tem contribuído de forma determinante para a economia nacional, graças ao desenvolvimento de dois clusters industriais e de serviços de empresas nacionais e internacionais a operar no país. Esta realidade tem também contribuído para a geração de emprego nacional direto e indireto, para a incorporação com rácios de cerca de 90% nas centrais eólicas e para a exportação de equipamentos, num volume anual próximo de 400 milhões de euros e com um rácio de exportação superior a 80%.

Fonte: APREN