Dia Mundial do Vento – 15 de junho

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vento.

O Dia Mundial do Vento (Global Wind Day) foi criado em 2007, pelo Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC) com o objetivo de divulgar os benefícios e princípios da energia eólica, que tem a força dos ventos como fator fundamental para a geração de energia limpa, renovável e competitiva. Começou como uma data europeia em 2007, mas tornou-se numa data mundial em 2009.

Em março de 2023 verificou-se que a produção nacional de eletricidade a partir de fontes renováveis foi de 74,3% (2 547 GWh), dos quais 34% corresponderam à produção de energia através do vento.

Segundo a APREN “O setor eólico tem contribuído de forma determinante para a economia nacional, graças ao desenvolvimento de dois clusters industriais e de serviços de empresas nacionais e internacionais a operar no país. Esta realidade tem também contribuído para a geração de emprego nacional direto e indireto, para a incorporação com rácios de cerca de 90% nas centrais eólicas e para a exportação de equipamentos, num volume anual próximo de 400 milhões de euros e com um rácio de exportação superior a 80%.

Para ouvir o Podcast “Unidos pelo Vento” criado pela Iberdrola, aceda aqui.

Fonte: APREN