Dia Mundial do Vento – APREN e Universidade do Minho assinalam este data

No dia 15 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Vento.

APREN e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) decidiram assinalar este dia juntas, com uma mesa redonda dedicada ao tema “A Energia Eólica: Presente e Futuro”. O evento realiza-se na EEUM e conta com a participação da Enercon, Finerge e EDP Renováveis. A participação neste evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita aqui. Poderá consultar o programa aqui.

O Dia Mundial do Vento foi criado em 2007, pela Wide Europe, com o objetivo de divulgar os benefícios e princípios da energia eólica, que tem a força dos ventos como fator fundamental para a geração de energia limpa, renovável e competitiva.

Nas últimas duas décadas, tem havido em Portugal um crescimento muito significativo de centrais eólicas, o que faz com que atualmente a quantidade de energia vinda de fontes renováveis seja superior à energia vinda de combustíveis fósseis.

Só em 2017, a eletricidade gerada por origem eólica correspondeu a 23,6% do consumo nacional, o que correspondeu a uma redução bruta de 580 milhões de euros no mercado grossita da eletricidade.

Segundo a APREN “O setor eólico tem contribuído de forma determinante para a economia nacional, graças ao desenvolvimento de dois clusters industriais e de serviços de empresas nacionais e internacionais a operar no país. Esta realidade tem também contribuído para a geração de emprego nacional direto e indireto, para a incorporação com rácios de cerca de 90% nas centrais eólicas e para a exportação de equipamentos, num volume anual próximo de 400 milhoões de euros e com um rácio de exportação superior a 80%.

Fonte: APREN e EEUM