Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos no dia 5 de junho.

É um evento anual, que tem como objetivo alertar as populações e os governos para “promover a consciência e a ação ambiental a nível mundial” (ONU). Esta data marca o dia em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Todos os anos, as Nações Unidas (ONU) apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente. O tema deste ano é dedicado à Restauração dos Ecossistemas.

As comemorações oficiais do Dia Mundial do Ambiente são organizadas todos os anos por um país diferente. O país anfitrião de 2021 é o Paquistão. Como anfitrião do Dia Mundial do Ambiente, o Paquistão destacará as questões ambientais e apresentará as próprias iniciativas do país e seu papel nos esforços a nível global. O dia será celebrado em todo o mundo através de vários eventos e atividades.

Este será um ano crucial para a preservação da biodiversidade, uma vez que se inicia a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa que tem com objetivo, a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza.

Em Portugal, uma das iniciativas no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente está a ser organizada pela Inframoura, que no dia 5 de junho irá promover um webinar sobre o tema Ambiente. A Estrutura Ecológica da Cidade, o Ambiente e a Cidadania serão os temas âncora deste evento. Para mais informações, clique aqui.

Fontes: Agência Europeia do Ambiente World Environment Day