Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho.

É um evento anual, que tem como objetivo alertar as populações e os governos para “promover a consciência e a acção ambiental a nível mundial” (ONU).

Esta data marca o dia em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Todos os anos, as Nações Unidas (ONU) apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente. O tema deste ano é dedicado à “Biodiversidade“.

Com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, é um momento muito importante para a protecção da biodiversidade.

Este ano as comemorações mundiais são albergadas na Colômbia. Este é um dos países com maior biodiversidade do mundo, tem cerca de 10% da biodiversidade do planeta. É o país com maior diversidade de espécies de aves e de orquídeas e o segundo país com maior número de espécies de plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios.

 

Fonte: Agência Europeia do Ambiente