Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho.

É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

Esta data marca o dia em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Todos os anos, as Nações Unidas apresenta um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente. O tema do ano de 2018 recaiu no combate à poluição causada pelo plástico (Beat Plastic Pollution) e na forma de como podemos alterar a utilização do mesmo.

Diz o Secretário-Geral das Naçõees Unidas, António Guterres“No dia Mundial do Ambiente, a mensagem é simples: Diga não ao uso do plástico descartável. Recuse o que não pode reutilizar. Juntos, podemos traçar o caminho para um mundo mais limpo e mais verde.” Contribua para esta estratégia!!!

Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacos de plástico em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo de plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem.

Em Portugal, durante a semana comemorativa do dia Mundial do Ambiente , que esteve centrada na água, eficiência de materiais e plásticos, o Ministro do Ambiente marcou presença em vários eventos, em cada dia, e em vários pontos do país.

São várias iniciativas que tentam dar visibilidade àquilo que são os eixos principais da política do Ministério do Ambiente, sendo uma semana festiva e muito focada na dimensão da educação ambiental”, disse à agência Lusa o governante.

Esta preocupação tem sido alvo de várias campanhas de sensibilização, nomeadamente:

Consegue viver 40 dias sem plástico descartável?

Portugal participa na campanha global da UE contra o lixo Marinho.

Fonte: Observador e APA