Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho de 2024

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos no dia 5 de junho, sendo este ano organizado pelo Reino da Arábia Saudita, cujo foco incide na restauração do solo, combate à desertificação e resiliência à seca.

É um evento anual, que tem como objetivo alertar as populações e os governos para “promover a consciência e a ação ambiental a nível mundial” (ONU). Esta data marca o dia em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Desde 1973 que este dia serve para sensibilizar para questões ambientais críticas, que vão desde as alterações climáticas à destruição da camada de ozono. Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA/UNEP), este dia incentiva governos, grupos da sociedade civil e indivíduos a agirem e a enfrentarem estes desafios.

Portugal já se associa às comemorações do Dia Mundial do Ambiente desde 1973, tendo sido um dos países participantes na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano, ocorrida em Estocolmo em junho de 1072, e onde se instituiu esta efeméride. De imediato se divulgaram iniciativas na área da sensibilização e educação ambiental entre estabelecimentos de ensino e a sociedade portuguesa em geral.

Como referido pela Agência Portuguesa do Ambiente, todos podemos fazer parte desta campanha, contribuindo para a recuperação do solo para as gerações presentes e futuras das seguintes formas:

  • Registar-se e envolver-se em atividades, eventos ou ações (até junho);
  • Destacar a sua atividade no mapa de atividades do Dia Mundial do Ambiente;
  • Envolver-se nos trabalhos de recuperação do solo, utilizando o guia prático do PNUA;
  • Usar os materiais de comunicação da campanha e partilhar com os seus amigos, colegas, família, para destacar, através das suas redes sociais, soluções e melhores práticas.

Assista aqui ao vídeo da campanha.

Fontes: Agência Portuguesa do Ambiente World Environment Day

Imagem: Freepick