Dia Mundial da Terra – 22 de abril

No dia 22 de abril, celebra-se internacionalmente o Dia da Terra. Esta data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que, motivado pelas consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969, realizou um protesto, com cerca de 20 milhões de cidadãos, contra a poluição da Terra.

Atualmente, o Dia da Terra é comemorado, todos os anos, por milhões de cidadãos em mais de 190 países, cujo objetivo comum é levar à reflexão sobre o peso das nossas decisões no dia-a-dia. É fundamental adotar práticas mais responsáveis e sustentáveis na nossa rotina, para que cada um de nós contribua diariamente contra os problemas de contaminação e conservação da biodiversidade.

“Investir no planeta” foi o tema escolhido para as comemorações de 2023. Este tema destaca a importância de dedicarmos o nosso tempo, recursos e energia para resolver as alterações climáticas e outros problemas ambientais. Investir no nosso planeta é essencial para protegê-lo e a melhor forma de garantir a prosperidade futura.  

Associações e investigadores ambientalistas, por todo o mundo, alertam para as consequências devastadoras do aquecimento global da Terra que está a causar a extinção de várias espécies de fauna e flora, o aumento do nível dos oceanos, o aumento de catástrofes naturais, a escassez de água potável, entre outros.

Atos simples como plantar uma árvore, separar o lixo e poupar os recursos naturais, estão ao alcance de todos e fazem a diferença!

O planeta Terra agradece!

Do we really have to destroy tomorrow in order to live today?, Gaylord Nelson.

Fonte: Turismo de Portugal