Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril

O dia 28 de abril, assinala-se como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e pretende ser uma campanha internacional anual para promover um trabalho seguro, saudável e digno.

Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é necessário garantir uma cultura de segurança e saúde no mercado laboral em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado a todos os níveis.

Governos, empregadores e trabalhadores devem participar ativamente na construção desse ambiente através de um sistema de direitos e deveres definidos.

Em 2003, a OIT começou a comemorar a data para enfatizar a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, e promovendo o diálogo social da OIT.

Esta celebração é parte integrante da Estratégia Global sobre Segurança e Saúde Ocupacional da OIT, que tem como um dos seus principais pilares a defesa de direitos.

Este dia mundial é, segundo a agência, uma ferramenta importante para aumentar a consciencialização da importância do trabalho seguro e saudável.

A OIT recorda que os governos devem ser responsáveis por implementar as leis e os serviços necessários para assegurar que os trabalhadores tenham acesso a emprego, incluindo o desenvolvimento de políticas e de um sistema de fiscalização que garanta o cumprimento da legislação e das políticas de segurança e saúde laborais.

Por outro lado, os trabalhadores devem trabalhar com segurança e não pôr em perigo os outros, conhecer os seus direitos e participar na implementação de medidas preventivas.

Fonte: ONU