Dia Mundial da Árvore | Floresta – 21 de março

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.


Objetivo 

O objetivo da comemoração deste Dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2.

Pretende-se garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na sua gestão sustentável, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.


Eventos:

  • Dia Internacional das Florestas, nas Nações Unidas/Nova Iorque
Dia 19 de março, sexta-feira, pelas 15h-18h.
O evento contará com mensagens de António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, e de outros altos responsáveis de órgãos da ONU ligados às florestas e desenvolvimento sustentável. (Transmissão na UN Web TV)
  • O ICNF oferece árvores de espécies autóctones
O ICNF comemora esta data envolvendo todos os cidadãos, disponibilizando 50.000 árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, gratuitamente, aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades.
Esta distribuição será feita entre os dias 19 e 26 de março de 2021, nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país.
  • Webinar
– Comemoração do Dia Internacional das Florestas
– Comemoração do dia Mundial da Água
22 de Março das 10h00-12h00 (aceda aqui ao Programa)

” Plante uma árvore, semeie a vida no planeta”

 

Fonte: ICNF