Dia Mundial da Árvore | Floresta – 21 de março

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.


Objetivo 

O objetivo da comemoração deste Dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2.

Pretende-se garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na sua gestão sustentável, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.


Ações de arborização e reflorestação

Uma destas ações foi levada a cabo pela KLM que lançou a campanha “Um bilhete =Uma árvore”, com o objetivo de ajudar a recuperar a massa florestal na Península Ibérica, na sequência dos inúmeros desastres naturais que assolaram Portugal e Espanha em 2017. As árvores são plantadas em Portugal pela ReforestAction, em colaboração com a Administração Regional e especialistas florestais da zona. A intenção é recuperar a biodiversidade da zona com espécies autóctones e que favoreçam a luta contra a mudança climática.

A reflorestação do histórico pinhal de Leiria, dizimado pelo fogo em 2017, foi outra das acções de sensibilização que decorreu nesta data comemorativa, com o objetivo de se plantar um milhão de árvores até abril de 2019.


Material informativo e educativo 

O ICNF disponibiliza no seu site, algum material informativo e educativo sobre florestas e árvores.