Dia Mundial da Água – 22 de março

Dia Mundial da Água comemora-se no dia 22 de março.

Esta data tem como objetivo alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.

A gestão dos recursos de água tem impacte em vários setores, como a saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

As alterações climáticas provocam graves impactes nos recursos de água. As tempestades, períodos de seca, chuva e frio, afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra.

A consciencialização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia fazem a diferença.


Sabia que…

Três a seis litros de água serão economizados, se cada um de nós reduzir, um a dois minutos do tempo de banho diário. Se multiplicarmos este volume pelo número de habitantes de uma cidade, percebe-se que os resultados traduzem-se em impactos positivos.


O tema de 2021 é «Valorizar a água». Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

Neste dia, realiza-se a campanha a H2Off – Hora de fechar a torneira. A campanha pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem.