Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – 13 de Outubro

O  Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), é assinalado pela primeira vez  em 13 de outubro de 2018. Este acontecimento, surge do contributo entre o Fórum WEEE (associação internacional que representa diversas entidades gestoras de resíduos elétricos) e  26 associados. Em Portugal é assinalado, com diferentes iniciativas, pela  Amb3e – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos.

O objetivo do dia é alertar a população mundial para a importância de reciclagem deste fluxo de resíduos.

Prevê-se que, este ano (2018), serão gerados mais de 50 milhões de toneladas de resíduos elétricos em todo o mundo e destes, apenas 20% é reciclado anualmente, significando por isso que existem 40 milhões de toneladas por ano que seguem um destino final ambientalmente ilegal e incorreto.

Ao reciclarmos estamos a garantir que estes resíduos são sujeitos a um tratamento rigoroso, durante o qual são removidas, todas as substâncias perigosas com impacto para a nossa saúde e para o ambiente. Além disso, permite ainda a recuperação de materiais que  poderão ser reintroduzidos no processo produtivo, resultando numa diminuição do consumo de matérias-primas, que se repercute na minimização do consumo dos recursos naturais.

A nível nacional, a Diretiva de REEE foi transposta para o quadro legislativo nacional através do Decreto-Lei n.º 67/2014, de 7 de maio, recentemente atualizado pelo Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro. Esta legislação tem como principal objetivo a prevenção, redução e reciclagem de REEE ou outras formas de valorização destes resíduos.

Sabia que enquanto produtor de EEE é responsável pela gestão dos resíduos provenientes dos seus próprios produtos quando atingem o final de vida? E que esta responsabilidade pode ser assumida por Entidades Gestoras?

Para mais informações contacte-nos!

Fonte: WEEE Forum