Dia Internacional do Sol – 3 de Maio

O Dia Internacional do Sol é comemorado a 3 de maio. Esta data foi criada para homenagear a importância desta estrela para a vida na Terra.

Sendo o Sol a nossa principal fonte de vida, é importante alertar para a importância das energias renováveis, de forma a consciencializar a sociedade para um futuro mais sustentável, ajudando o equilíbrio do planeta.

O Sol é a principal fonte de energia que há no mundo. Embora existam outras fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais, há centenas de milhares de anos.

Sem o Sol não haveria vida na Terra.

O Dia do Sol surgiu de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o “Astro-Rei” às pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre o Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.