Dia Internacional da Reciclagem – 17 de maio

A Reciclagem desempenha um papel indispensável na promoção de práticas sustentáveis, mitigando o impacto dos resíduos nos recursos naturais. A reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e metal ajuda a reduzir a quantidade de lixo que chega aos aterros sanitários e diminui a necessidade de extrair novos recursos do meio ambiente. Além disso, a reciclagem economiza energia e reduz as emissões de gases de efeito estufa, impactando positivamente o meio ambiente.

Com o objetivo de despertar na sociedade, a necessidade de se refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu o Dia Internacional da Reciclagem que se celebra a 17 de maio.

site da Sociedade Ponto Verde disponibiliza diversa informação sobre a temática da Reciclagem, esclarecimentos de eventuais dúvidas relacionadas com a separação seletiva, assim como a criação de várias atividades no incentivo à Reciclagem.

A Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde, já lançou muitos desafios à comunidade escolar dedicados à Reciclagem. Este mês, inicia um Roadshow, de norte a sul do país, para o qual as escolas podem candidatar-se e tirar todas as dúvidas. Para mais informações, ver aqui.

Prolongar o ciclo de vida das embalagens, tornando-as objetos valiosos mesmo depois de usadas, depende apenas da separação das embalagens, que começa nas nossas casas.

Algumas dicas para reciclar mais e melhor:

  • Não precisa de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto;
  • Deve espalmar as embalagens para otimizar espaço no seu ecoponto;
  • As latas de conserva devem ser colocadas no ecoponto amarelo;
  • Os guardanapos e papel de cozinha devem ser colocados no lixo indiferenciado;
  • Não precisa de retirar os rótulos das suas embalagens quando as coloca no ecoponto;
  • Os pacotes de bebidas devem ir para o ecoponto amarelo;
  • Se uma embalagem for constituída por vários materiais e não for possível separá-los, pode colocar no ecoponto do material predominante;
  • Os copos de vidro partidos devem ser depositados no lixo indiferenciado;
  • O esferovite deve ser colocado no ecoponto amarelo.

“O melhor resíduo é aquele que não existe.”

Fontes Sociedade Ponto Verde