Dia Internacional da Biodiversidade – 22 de maio

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio.

Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas, a 22 de maio, porque foi nesta data (22 de maio de 1992) que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity).

A finalidade do Dia Internacional da Biodiversidade é aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo.

Todos os anos, as celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade focam-se num tema. “Do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade” foi o tema escolhido para 2023. O tema pretende marcar a incrível e histórica conquista do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF), um acordo histórico assinado em dezembro de 2022 que estabelece metas e medidas concretas para parar e reverter a perda da natureza até 2050 e que pretende que o foco mude rapidamente para a sua implementação (ação).

Este tema foi escolhido com o objetivo de promover a ideia de que, agora que temos um plano de ação acordado a nível global, devemos implementar todas as medidas que o acordo contempla antes de 2030. Só assim conseguiremos obter uma diversidade biológica protegida e sustentável até 2050. Essa é a principal mensagem da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o principal instrumento internacional para o desenvolvimento sustentável.

Quais as mais importantes ameaças à biodiversidade?

  • As mudanças na utilização dos solos, que fragmentam, degradam e destroem os habitats;
  • As alterações climáticas, que destroem certos habitats e organismos e perturbam os ciclos de reprodução;
  • A sobreexploração dos recursos biológicos;
  • A difusão de espécies alóctones invasivas;
  • A poluição do ambiente natural e dos habitats;
  • A mundialização, que aumenta a pressão devida ao comércio;
  • A má governação (incapacidade de reconhecer o valor económico do capital natural e dos serviços ecossistémicos).

A SINAMBI pode ajudar a sua empresa na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de sistemas ecológicos (Avifauna, Mamíferos voadores, terrestres, marinhos; Flora, Vegetação e Habitats; entre outros). Para mais informações clique aqui.

Fonte: ICNF