Dia Europeu da Rede Natura 2000 – 21 de maio

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica que tem como objetivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens no território europeu.

Por toda a Europa, várias ações são promovidas no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Rede Natura 2000 a 21 de maio.

Os objetivos deste Dia Europeu passam, essencialmente, por chamar a atenção para um conjunto de aspetos, nomeadamente o património natural do continente e a diversidade de espécies e paisagens, bem como a importância dos ecossistemas saudáveis para as atividades económicas e a qualidade de vida dos cidadãos europeus. Neste dia relembra-se também que a Rede Natura 2000 é constituída por 27 mil sítios, que cobrem 18 por cento do território terrestre da União Europeia e mais de 6 por cento das áreas marinhas.

A Rede Natura 2000 está presente no território continental português em 42 Zonas de Protecção Especial e 62 Sítios de Interesse Comunitário[2]. Na Região Autónoma dos Açores existem 3 Sítios de Importância Comunitária, 23 ZEC e 15 ZPE. Na Região Autónoma da Madeira encontram-se classificados 18 Sítios de Interesse Comunitário, 11 dos quais já classificados como ZEC e 15 ZPE.

Fonte: Indústria e Ambiente e Wikipédia