Dia da Floresta Autóctone – 23 de Novembro

O Dia da Floresta Autóctone é celebrado todos os anos a 23 de novembro, para assinalar a importância da conservação das florestas naturais.

A data foi escolhida como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm nessa altura do ano melhores condições para a plantação de árvores. Já em Portugal e Espanha, as condições climatéricas mais favoráveis para a plantação de arvores é em novembro, altura do ano com maior precipitação.

As Florestas Autóctones caracterizam-se por possuírem uma grande área de árvores nativas do próprio território e são de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.

No Dia da Floresta Autóctone, várias organizações não governamentais, associações florestais, autarquias, escolas e empresas promovem inúmeras iniciativas para apoiar a reflorestação de áreas afetadas por incêndios e de zonas que apresentam maiores vulnerabilidades.

No âmbito das atividades do programa ISEL Eco-Campus, irá ser promovida no dia da Floresta Autóctone, uma ação de plantação de árvores no Campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Esta iniciativa terá assim lugar no dia 23 de novembro pelas 11h, com ponto de encontro junto aos campos desportivos.

A promoção da biodiversidade autóctone é uma missão de todos! A nossa participação e colaboração é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida.